Leia o trecho de reportagem a seguir e, depois, responda às questões.
Cooperativa habitacional é microcosmo da história da Cidade do México
Cidade do México – Ao cair da noite, as luzes dos prédios de escritórios que cercam as duas ruas de sobrados na cooperativa habitacional de Palo Alto iluminam as famílias reunidas na rua para contar as novidades, comprar sorvete e jogar bola.
[...]
Tudo começou com migrantes que vieram do campo para os arredores da capital nos anos 1930 em busca de trabalho, ganhando o suficiente apenas para não morrer de fome, culminando com sua luta por moradia durante o período de organização social nos anos 1960 e 1970.
“Palo Alto é um caso emblemático de luta pelo direito à cidade”, afirmou Enrique Ortiz, arquiteto responsável pelo projeto da comunidade. “É um direito de todos, não apenas de quem pode pagar.”
Mas a adoção de uma versão rígida da economia de mercado por parte do México nos anos 1990, assim como a falta de planejamento urbano da cidade, acabaram permitindo que as construtoras determinassem os termos da expansão da capital em direção às montanhas, na zona oeste da cidade.
COOPERATIVA habitacional é microcosmo da história da Cidade do México. GaúchaZH, 26 jun. 2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2017/06/cooperativa-habitacional-e-microcosmo-da-historiada-cidade-do-mexico-9825357.html. Acesso em: 3 dez. 2017.
a) Qual o problema enfrentado pela comunidade da cooperativa habitacional de Palo Alto?
b)De acordo com o que foi apresentado na reportagem, o que você entende por direito à cidade?
a)
b) De acordo com a afirmação do arquiteto responsável pelo projeto da comunidade, o direito à cidade é o acesso que todos os habitantes devem ter, independentemente de classe social ou renda, aos diversos recursos urbanos, como moradia, escolas, hospitais, transportes, áreas de lazer etc.
No comments:
Post a Comment