Leia os trechos do texto a seguir.
No Níger, as mulheres têm, em média, 7,6 filhos cada [...]. Não é à toa que é possível ver crianças por toda parte em qualquer vilarejo que se visite. E as próprias crianças têm filhos – mais da metade das mulheres se casa antes de completar 15 anos de idade.
À medida que as economias crescem, tanto os países quanto suas populações se enriquecem e as taxas de natalidade se reduzem gradativamente. Mas o Níger é um dos países mais pobres do mundo.
“No Níger, nós temos uma característica nacional de ser pró-reprodução. Ter filhos é considerado, tradicionalmente, sinal de riqueza e poder”, explica o Dr. Hassane Atamo [...].
A taxa acelerada de natalidade provoca graves problemas, tanto de curto quanto de longo prazo.
“A consequência imediata de uma taxa de natalidade tão alta é que é impossível alimentar, educar e cuidar de todas essas crianças no curto prazo. No longo prazo, a própria sobrevivência do país é ameaçada, a não ser que usemos essa janela de oportunidade para aproveitar ao máximo esse dividendo jovem”, afirma Atamo. [...]
LEITHEAD, Alastair. O PAÍS cuja população deve triplicar até 2050. BBC, 22 set. 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/ brasil-41359051. Acesso em: 3 abr. 2018.
a) De acordo com o texto, como deve ser a pirâmide etária do Níger?
b) Por que uma grande população jovem pode ser considerada um problema?
RESPOSTA:
a) Com uma base larga, pois a taxa de fertilidade do país é alta, e um topo estreito, pois é um país com baixos índices socioeconômicos. Portanto, a expectativa de vida não deve ser elevada e a qualidade de vida da população deve ser baixa.
b) Porque no curto prazo o país não vai conseguir oferecer a tantos jovens educação e saúde de qualidade.
No comments:
Post a Comment