Questão CP - Português - Agora, reveja as definições registradas no quadro do item 1

Agora, reveja as definições registradas no quadro do item 1 e, com fundamentação no texto de Machado, explique o que cada definição tem a ver com a história.

RESPOSTA:
  • Apólogo: A história se passa com os seres inanimados (a linha, a agulha e o alfinete), que conversam, ou seja, dialogam como seres humanos a respeito d a importância de cada um na costura do vestido da baronesa e, no final, há uma lição de moral dita por um professor de melancolia, após escutar a história: “Também tenho servido de agulha para muita linha ordinária”. 
  • Foco narrativo: O narrador conta a história a respeito da linha e da agulha, mas não participa dela. Esse é um exemplo de foco narrativo em terceira pessoa. 
  • Personificação: A linha, a agulha e o alfinete possuem características humanas, ou seja, conversam, têm sentimentos, agem como humanos. 
  • Ironia: A agulha e a linha defendem seus trabalhos. A agulha, por sua vez, é privada de ir ao baile: muito esforço e nenhum privilégio (a ironia de seu destino). A linha, guiada o tempo todo, conquista sua vida glamorosa e não reconhece o trabalho da agulha. A fala do professor de melancolia também traz teor irônico: “- Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog