Quanto à matéria, o romance brasileiro nasceu regionalista e de costumes; ou melhor, pendeu desde cedo para a descrição dos tipos humanos e formas de vida social nas cidades e nos campos. O romance histórico se enquadrou aqui nesta mesma orientação; o romance constituiu desenvolvimento à parte, do ponto de vista da evolução do gênero, e corresponde a certas necessidades, poéticas e históricas, de estabelecer um passado heroico e lendário para a nossa civilização, a que os desejavam, numa utopia retrospectiva, dar tanto quanto possível traços autóctones. A figura dominante do período, , passou por todas essas vertentes e em todas deixou boas obras.
(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 1975. Adaptado.)
As três lacunas do texto são preenchidas por:
a) urbano – românticos – Manuel Antônio de Almeida.
b) indianista – românticos – José de Alencar.
c) urbano – naturalistas – Aluísio Azevedo.
d) urbano – românticos – José de Alencar.
e) indianista – naturalistas – Aluísio Azevedo.
RESPOSTA:
Letra B.
José de Alencar se utiliza de de cenários indianistas, histórico, regionalista e urbano para compor sua obra romântica.
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