Questão de Matemática - Uma escola fez uma eleição para formar a diretoria de um grêmio estudantil

4 - Uma escola fez uma eleição para formar a diretoria de um grêmio estudantil com o seguinte regulamento: o aluno mais votado ocuparia o cargo de presidente do grêmio, o segundo, de vice-presidente e o terceiro, de tesoureiro. Analise as questões abaixo e responda: 
a) Se apenas quatro alunos se candidataram para a eleição, de quantas maneiras distintas é possível formar a diretoria do grêmio estudantil?
b) Nessa eleição, existe a possibilidade de um mesmo candidato ser eleito para ocupar mais de um cargo da diretoria do grêmio estudantil nessa escola? 
c) Elabore uma situação-problema com mais de quatro alunos que se candidataram para a eleição do grêmio estudantil nessa escola. Depois, solicite uma pessoa de sua família para calcular de quantas maneiras é possível formar a diretoria do grêmio estudantil? Ajude a fazer o cálculo conforme a professora Lili explicou. 
d) Você sabe da importância do grêmio estudantil para sua comunidade escolar? A sua escola possui representantes do grêmio estudantil? Você conhece as regras para eleger o grêmio estudantil na sua escola?

RESPOSTAS:
A)


B) Não há essa possibilidade. Cada candidato, quando eleito, pode ocupar apenas um dos cargos da diretoria do grêmio estudantil.

C) 


D) O grêmio estudantil representa os estudantes da escola. garantindo os seus direitos e deveres, promovendo o debate sobre o ambiente escolar, a comunidade em que estão inseridos e a sociedade em si.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog