Questão PET - Observe a imagem a seguir. Trata-se do cartaz documentário Lixo extraordinário

3 - Observe a imagem a seguir. Trata-se do cartaz documentário Lixo extraordinário. Reino Unido/Brasil: Almega Projects/O2 Filmes, 2010 (99 min). Classificação: livre. Dirigido por Lucy Walker e codirigido por João Jardim e Karen Harley, que acompanharam, durante dois anos, o trabalho do artista plástico Vik Muniz (1961-) em um dos maiores aterros sanitários do mundo, no Jardim Gramacho, bairro periférico da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Embora todos já saibam do enorme desafio ambiental que enfrentamos, esse documentário é um pontapé inicial para a nossa (real) tomada de consciência. 

a) Retire, do texto verbal do cartaz, palavras compostas por justaposição e aglutinação. 
b) Analise o título do documentário, Lixo extraordinário. Ele representa alguma figura de linguagem estudada nesta semana? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:
A) Só consigo ler no cartaz a palavra Extraordinário (Extra - ordinário) que ao não alterar a fonética dos radicais, é uma palavra composta por justaposição. 
B) Sim. Antítese, pois sao duas palavras opostas que compõe um sentido sem haver contradição, visto o contexto do documentário.

1 comment:

Search This Blog