Questão de Português - ENEM 2021 - Não que Pelino fosse químico, longe disso; mas era sábio, era gramático

Não que Pelino fosse químico, longe disso; mas era sábio, era gramático. Ninguém escrevia em Tubiacanga que não levasse bordoada do Capitão Pelino, e mesmo quando se falava em algum homem notável lá no Rio, ele não deixava de dizer: “Não há dúvida! O homem tem talento, mas escreve: ‘um outro’, ‘de resto’...” E contraía os lábios como se tivesse engolido alguma cousa amarga. 
Toda a vila de Tubiacanga acostumou-se a respeitar o solene Pelino, que corrigia e emendava as maiores glórias nacionais. Um sábio...
 Ao entardecer, depois de ler um pouco o Sotero, o Candido de Figueiredo ou o Castro Lopes, e de ter passado mais uma vez a tintura nos cabelos, o velho mestre-escola saía vagarosamente de casa, muito abotoa - do no seu paletó de brim mineiro, e encaminhava-se para a botica do Bastos a dar dous dedos de prosa. Conversar é um modo de dizer, porque era Pelino avaro de palavras, limitando-se tão-somente a ouvir. Quando, porém, dos lábios de alguém escapava a menor incorreção de linguagem, intervinha e emendava. “Eu asseguro, dizia o agente do Correio, que…” Por aí, o mestre-escola intervinha com mansuetude evangélica: “Não diga ‘asseguro’, Senhor Bernardes; em português é garanto”. 
E a conversa continuava depois da emenda, para ser de novo interrompida por uma outra. Por essas e outras, houve muitos palestradores que se afastaram, mas Pelino, indiferente, seguro dos seus deveres, continuava o seu apostolado de vernaculismo. 
BARRETO, L. A Nova Califórnia. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2019. 
Do ponto de vista linguístico, a defesa da norma-padrão pelo personagem caracteriza-se por 

a) contestar o ensino de regras em detrimento do conteúdo das informações. 
b) resgatar valores patrióticos relacionados às tradições da língua portuguesa. 
c) adotar uma perspectiva complacente em relação aos desvios gramaticais. 
d) invalidar os usos da língua pautados pelos preceitos da gramática normativa. 
e) desconsiderar diferentes níveis de formalidade nas situações de comunicação.

RESPOSTA:
Letra E.

O personagem Pelino funciona como uma caricatura ao purismo linguístico que desconsidera os diferentes níveis de formalidade os quais marcam as situações de comunicação.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog