Questão de Educação Física - UECE 2022.1 - Atente para o seguinte texto: Apontada como a principal atleta das Olimpíadas de Tóquio

UECE 2022.1 - Atente para o seguinte texto: 
Apontada como a principal atleta das Olimpíadas de Tóquio e com uma expectativa de conquistar até seis medalhas de ouro, a ginasta Simone Biles trouxe os holofotes para uma questão que humanizou a estrela e que abrange toda a população mundial: a saúde mental. Após ter uma apresentação aquém do esperado no salto por equipes que rendeu uma prata para os Estados Unidos, a norte-americana surpreendeu a todos ao comunicar que não disputaria mais as finais individuais para se preservar e reconectar corpo e mente. 
Disponível em https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimasnoticias/2021/08/09/top-10-momentos-marcantess-detoquio.htm, acesso em 08 de setembro de 2021. 
Considerando o texto acima, é correto inferir que a prática do esporte de alto rendimento 
A) pode ser maléfica para a saúde mental, a depender das pressões sociais e autocobranças. 
B) desenvolve sempre, e de forma incontestável, em seus praticantes, deterioração da saúde mental, pelo estímulo feroz à competição na incessante busca por medalhas e recordes. 
C) apresenta como causa ou efeito, em todos os praticantes, o desenvolvimento de baixa autoestima, haja vista somente os vencedores receberem os louros da vitória. 
D) deve ser desenvolvida somente dentro da perspectiva colaborativa, onde todos vencem, em oposição ao formato competitivo atual.

RESPOSTA:
Letra A.

O caso da atleta Simone Biles, nas Olimpíadas deste ano, traz-nos alguns aspectos a destacar no esporte. A forma como os envolvidos abordam a prática do esporte de alto rendimento pode trazer malefícios para a saúde do atleta. O esporte não necessariamente vai desenvolver a baixa autoestima do atleta. A competição pode ser desenvolvida de forma participativa ou não no esporte de alto rendimento.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog