Questão de Literatura - ENEM 2008 - Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa

ENEM 2008  - 
Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia,
E o que até agora se tornava em pranto
Se converta em afetos de alegria.
Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9

Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor. 
a) “Torno a ver-vos, ó montes; o destino” (v.1) 
b) “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,” (v.5) 
c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,” (v.6) 
d) “Vendo correr os míseros vaqueiros” (v.7) 
e) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,” (v.11)

RESPOSTA:
Letra A.

Apóstrofe é uma figura de linguagem que faz referência a entidades, de acordo com o objetivo do discurso, além de se caracterizar pelo chamamento do leitor, imaginário ou não da mensagem. No verso em questão, a apóstrofe utilizada foi " ó montes", o qual o vocativo faz referência ao interlocutor. Logo, alternativa A está correta.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog