Questão de Português - ENEM 2008 - A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas

ENEM 2008  - A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas, que revelam parte da história desse povo. Os ideogramas primitivos são quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos alteraramse com o tempo, como ilustra a seguinte evolução do ideograma que significa cavalo e em que estão representados cabeça, cascos e cauda do animal.


Considerando o processo mencionado acima, escolha a seqüência que poderia representar a evolução do ideograma chinês para a palavra luta.




RESPOSTA:
Letra B.

A evolução do ideograma exemplificando, que representa a palavra cavalo, mostra como o traçado original, uma representação pictográfica (Um desenho) do objeto real, sofreu alterações decorrentes entre outros fatores, da necessidade de agilidade ao escrever, e, por isso, perde alguns traços e ganha formas mais retas. A alternativa B está correta, pois podemos perceber, no início, o desenho duas pessoas frente uma à outra, em uma posição parecida com uma disputa de quebra de braço. Portanto, a alternativa B está correta.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog