Questão de Português - ENEM 2020 - Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor

Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos. Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts apro - veitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional. 
PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In: Melhores contos. São Pauto: Global, 2005. 
As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a) a) sequência de atribuição de responsabilidades e de poder decisório a terceiros. 
b) solicitação em nome dos prejuízos e compromissos para entrega da obra. 
c) intimidação pela discreta presença de um agente de segurança na cena. 
d) promessa de imediato atendimento da carência sexual dos operários. 
e) apelo pela identificação com a empresa extensiva ao amor patriótico.

RESPOSTA:
Letra E.

A tentativa de neutralização das reivindicações dos operários, a qual se mostra de forma mais intensa, está no apelo dos representantes do empregador ao sentimento patriótico dos trabalhadores, como se nota em “a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional”.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog