Questão de Português - ENEM 2020 - — O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro?

ENEM 2020 - — O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado, de pessoa que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro. Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta. Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.

MACHADO, D. Os ratos, São Paulo: Círculo do Livro, s/d. A ficção modernista explorou tipos humanos em situação de conflito social. 
No fragmento do romancista gaúcho, esse conflito revela a 
a) sujeição moral amplificada pela pobreza. 
b) crise econômica em expansão nas cidades. 
c) salta de diálogo entre patrões e empregados.
d) perspicácia marcada pela formação intelectual. 
e) tensão política gerada pelas ideologias vigentes.

RESPOSTA:
Letra  A.

O conflito social apresentado pelo texto se refere à recusa do diretor em ajudar financeiramente um de seus empregados. A cena explora a oposição entre o rosto resplandecente do diretor, cujos olhares se dirigem diretamente a seus interlocutores, e os “olhos no chão” de alguns que o escutam. A atitude recolhida e submissa dos empregados remete a uma “sujeição moral amplificada pela pobreza”.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog