Questão de Português - ENEM 2020 - Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo.

ENEM 2020 - Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força” — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade”). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível”, numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações. 
NOVELLI. O. Poesia incorporada. Revista Continente, n. 189. set. 2016 (adaptado). 
Na prática artística mencionada no texto, o corpo assume papel de destaque ao articular diferentes linguagens com o intuito de 
a) imprimir ritmo e visibilidade à expressão poética. 
b) redefinir o espaço de circulação da poesia urbana. 
c) estimular produções autorais de usuários de Libras. 
d) traduzir expressões verbais para a língua de sinais. 
e) proporcionar performances estéticas de pessoas surdas.

RESPOSTA:
Letra A.

O corpo assume papel de destaque na prática do SLAM no evento pensado para surdos e ouvintes: Slam do corpo. Nele, utilizam-se movimentos corporais com o intuito de imprimir ritmo e visibilidade à expressão poética e ampliar seu alcance.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog