Questão de Português - ENEM 2020 - TEXTO I Poesia em cartaz

ENEM 2020 - TEXTO I 
Poesia em cartaz 
O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção: trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos ao estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. “Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra”. Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.
TEXTO II 
Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a 
a) disseminação da arte poética em um veículo não convencional. 
b) manutenção da expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas. 
c) necessidade de exposição de poemas pequenos em diferentes suportes. 
d) característica corriqueira do suporte lambe-lambe, muito comum nas ruas. 
e) exposição da beleza escondida das esquinas da cidade de Belo Horizonte. 

RESPOSTA:
Letra A.

Cartazes colados em espaços públicos como poste e muros, chamados de lambe-lambes, têm como objetivo anunciar um produto. O texto aborda o projeto #UmLambePorDia que propõe a colagem de cartazes, que divulgam poesia, tratando-se, então, de um veículo não convencional . 

No comments:

Post a Comment

Search This Blog