Questão de Português - ENEM 2020 - Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra

ENEM 2020 - Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!” Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; [...] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências’, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada. 
BANDEIRA. M. Itinerário da Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL. 1984 

Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é 
a) emotiva, porque o poeta expõe os sentimentos de angústia que o levaram à criação poética. 
b) referencial, porque o texto informa sobre a origem do nome empregado em um famoso poema de Bandeira. 
c) metalinguística, porque o poeta tece comentários sobre a gênese e o processo de escrita de um de seus poemas. 
d) poética, porque o texto aborda os elementos estéticos de um dos poemas mais conhecidos de Bandeira. 
e) apelativa, porque o poeta tenta convencer os leitores sobre sua dificuldade de compor um poema.

RESPOSTA:
Letra C.

A função metalinguística caracteriza-se por ser o código o próprio referente. Isso também se aplica, no caso das linguagens artísticas, a uma discussão sobre um determinado gênero artístico ou sobre as especificidades de uma obra em particular. É o que ocorre no texto em questão, em que há a exposição da gênese do poema, do seu tema e de uma característica formal – redondilha. Observação: A função emotiva também está presente no texto; porém, além de o foco do texto ser a discussão sobre a gênese de Vou me embora pr’a Pasárgada, a alternativa A peca por imprecisão ao falar sobre “criação poética”, e não “criação de um de seus poemas”.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog