ENEM 2021 - O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés inter preta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançara coreografia imorta - lizada pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans, camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua apre - sentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne demonstra que
a) a composição da coreografia foi influenciada pela escolha do figurino.
b) a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes realidades socioculturais.
c) a variação entre os modos de dançar uma mesma música evidencia a hierarquia que marca manifestações artísticas.
d) a formação erudita, à qual o dançarino não teve acesso, resulta em artistas que só conhecem a estética da arte popular.
e) a interpretação, por homens, de coreografias original - mente concebidas para mulheres exige uma adaptação complexa.
RESPOSTA:
Letra B.
A coreografia de “A morte do cisne”, imortalizada por
Anna Povlova no início do século XX, ganha uma nova
configuração no século XXI, ao ser reinterpretada
pelo dançarino de origem popular John Lennon da
Silva, que a partir de um figurino transgressor em
relação a dança clássica (“vestiu calça jeans, camiseta
e tênis”), reconfigura a apresentação dessa obra. Tais
elementos reforçam o encontro entre essas duas
realidades sociocul turais distintas.
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