Questão de Português - ENEM 2021 - Se for possível, manda-me dizer:

ENEM 2021 - Se for possível, manda-me dizer:

— É lua cheia. A casa está vazia —
Manda-me dizer, e o paraíso
Há de ficar mais perto, e mais recente
Me há de parecer teu rosto incerto.
Manda-me buscar se tens o dia
Tão longo como a noite. Se é verdade
Que sem mim só vês monotonia.
E se te lembras do brilho das marés
De alguns peixes rosados
Numas águas
E dos meus pés molhados, manda-me dizer:
— É lua nova —
E revestida de luz te volto a ver.

HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia das Letras, 2018.

Falando ao outro, o eu lírico revela-se vocalizando um desejo que remete ao
a) ceticismo quanto à possibilidade do reencontro. 
b) tédio provocado pela distância física do ser amado. 
c) sonho de autorrealização desenhado pela memória. 
d) julgamento implícito das atitudes de quem se afasta. 
e) questionamento sobre o significado do amor ausente.

RESPOSTA:
Letra  C.

O eu lírico expressa o desejo de estar com o ser amado, momento em que a autorrealização deixaria de ser apenas sonho revestido por memórias e se concre - tizaria como o último verso declarado “E revestida de luz te volto a ver.”

No comments:

Post a Comment

Search This Blog