Questão de Português - ENEM 2021 - Sinhá

Sinhá 
Se a dona se banhou 
Eu não estava lá 
Por Deus Nosso Senhor 
Eu não olhei Sinhá 
Estava lá na roça 
Sou de olhar ninguém 
Não tenho mais cobiça 
Nem enxergo bem 
Para que me pôr no tronco P
ara que me aleijar 
Eu juro a vosmecê 
Que nunca vi Sinhá […] 
Por que talhar meu corpo 
Eu não olhei Sinhá 
Para que que vosmincê 
Meus olhos vai furar 
Eu choro em iorubá 
Mas oro por Jesus 
Para que que vassuncê 
Me tira a luz. 
CHICO BUAROUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeko: Biscoito Fino. 2011 (fragmento).

No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida em que 
a) remetem à violência física e simbólica contra os povos escravizados. 
b) valorizam as influências da cultura africana sobre a música nacional. 
c) relativizam o sincretismo constitutivo das práticas religiosas brasileiras. 
d) narram os infortúnios da relação amorosa entre membros de classes sociais diferentes. 
e) problematizam as diferentes visões de mundo na sociedade durante o período colonial. 

RESPOSTA:
Letra  A.
O vocabulário empregado (“Sinhá”, “vosmicê”, “iorubá”, “vassuncê”) exemplifica o patrimônio linguístico e a condição subalterna dos escravos. Os versos “Para que me pôr no tronco”, “Porque talhar meu corpo” e “Meus olhos vai furar” demonstram a violência praticada contra os povos escravizados.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog