Questão de Português - ENEM 2021 - Introdução a Alda

ENEM 2021 - Introdução a Alda 
Dizem que ninguém mais a ama. Dizem que foi uma boa pessoa. Sua filha de doze anos não a visita nunca e talvez raramente se lembre dela. Puseram-na numa cidade triste de uniformes azuis e jalecos brancos, de onde não pôde mais sair. Lá, todos gritam-lhe irritados, mal se aproxima, ou lhe batem, como se faz com sacos de areia para treinar os músculos. 
Sei que para todos ela já não é, e ninguém lhe daria uma maçã cheirosa, bem vermelha. Mas não é verdade que alguém não a possa mais amar. Eu amo-a. Amo-a quando a vejo por trás das grades de um palácio, onde se refugiou princesa, chegada pelos caminhos da dor. Quan - do fora do reino sente o mundo de mil lanças, e selvagem prepara-se, posta no olhar. Amo-a quando criança brinca na areia sem medo. Uns pés descalços, uma mulher sem intenções. Cercada de mundo, às vezes sofrendo-o ainda. 
CANÇADO, M. L. O sofredor do ver. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Ao descrever uma mulher internada em um hospital psiquiátrico, o narrador compõe um quadro que expressa sua percepção 
a) irônica quanto aos efeitos do abandono familiar. 
b) resignada em face dos métodos terapêuticos em vigor. 
c) alimentada pela imersão lírica no espaço da segregação. 
d) inspirada pelo universo pouco conhecido da mente humana. 
e) demarcada por uma linguagem alinhada à busca da lucidez.

RESPOSTA:
Letra C.

Ao afirmar que a personagem feminina encontra-se em uma “cidade triste de uniformes azuis e jalecos brancos, de onde não pôde mais sair”, o narrador imprime lirismo à condição de mulher internada num hospital psiquiátrico em um espaço marcado pela segregação e estigma.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog