Questão de Literatura - UFMS - Leia a letra da canção “Sofrimento: Angra dos Reis”, da Legião Urbana, para responder à questão.

UFMS  - Leia a letra da canção “Sofrimento: Angra dos Reis”, da Legião Urbana, para responder à questão.

Sofrimento: Angra dos Reis

“Deixa, se fosse sempre assim
Quente, deita aqui perto de mim
Tem dias que tudo está em paz
E agora os dias são iguais
Se fosse só sentir saudade
Mas tem sempre algo mais
Seja como for
É uma dor que dói no peito
Pode rir agora
Que estou sozinho
Mas não venha me roubar
Vamos brincar perto da usina
Deixa pra lá
A Angra dos Reis
Por que se explicar
Se não existe perigo?
Senti teu coração perfeito
Batendo à toa e isso dói
Seja como for
É uma dor que dói no peito
Pode rir agora
Que estou sozinho
Mas não venha me roubar
Vai ver que não é nada disso
Vai ver que já não sei quem sou
Vai ver que nunca fui o mesmo
A culpa é toda sua e nunca foi
Mesmo se as estrelas
Começassem a cair
E a luz queimasse tudo ao redor
E fosse o fim chegando cedo
Você visse o nosso corpo
Em chamas!
Deixa pra lá
Quando as estrelas
Começarem a cair
Me diz, me diz
Pr’onde é
Que a gente vai fugir?.”
(RUSSO, Renato; ROCHA, Renato; BONFÁ, Marcelo. “Sofrimento: Angra dos Reis”. Lançamento: 1987. Álbum: Que país é este, da banda Legião Urbana).

A canção acima faz referência a uma geração do Romantismo no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta essa geração com sua respectiva característica e autor. 
a) Primeira geração: no indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo. 
b) Segunda geração: no indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade. Encontra-se como principal representante Castro Alves. 
c) Segunda geração: é denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século”. Os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação e pessimismo. Seu principal representante é Álvares de Azevedo. 
d) Terceira geração: conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes, o condor. Seu principal representante é Castro Alves. 
e) Primeira geração: conhecida como “Mal do século”, por apresentar características como a melancolia e o pessimismo, sentimentos exacerbados e fuga da realidade. Seu representante é Gonçalves Dias.

RESPOSTA:
Letra C.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog