Questão de Português - ETEC 2015/2 - O trecho da letra da música “Esse jongo é meu”, de Osvaldinho da Cuíca

ETEC 2015/2 - O trecho da letra da música “Esse jongo é meu”, de Osvaldinho da Cuíca, traz referências a elementos culturais transportados por africanos ao Brasil – entre eles, o jongo – cantado em forma de versos entre duas pessoas que improvisam desafios uma à outra.

Sou cantador, sou violeiro
É na enxada que eu labuto o dia inteiro
Quando brilha a luz da lua
É que eu canto no terreiro

Esse jongo é meu
Quem mandou você entrar
Só batuca nesse jongo
Batuqueiro do lugar

Esse jongo não é seu
Meu avô trouxe de Angola
Me ensinou a desatar
Verso de gente gabola*

* vaidoso, fanfarrão
<http://tinyurl.com/jw5oqy3> Acesso em: 25.04.2015. Adaptado.

Considerando a letra da música, conclui-se corretamente que o jongo 
a) não é acompanhado por instrumentos musicais. 
b) não se difundiu para além da região de Angola. 
c) era um castigo imposto a africanos rebeldes. 
d) é de origem angolana e era cantado à noite. 
e) é uma forma de luta semelhante à capoeira.

RESPOSTA:
Letra D.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog