Questão PET - Agora, leia o Texto Motivador II do ENEM 2020, cujo tema foi “o estigma associado às doenças

3 – Agora, leia o Texto Motivador II do ENEM 2020, cujo tema foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Você deverá marcar palavras, frases, expressões que julgar interessantes para o enriquecimento da sua produção. 

A origem da palavra “estigma” aponta para marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. Por extensão, em um período que remonta à Grécia Antiga, passou a designar também as marcas feitas com ferro em brasa em criminosos, escravos e outras pessoas que se desejava separar da sociedade “correta” e “honrada”. Essa mesma palavra muitas vezes está presente no universo das doenças psiquiátricas. No lugar da marca de ferro, relatamos preconceito, falta de informação e tratamentos precários a pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves. Achar que a manifestação de um transtorno mental é “frescura” está relacionado a um ideal de felicidade que não é igual para todo mundo. A tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quem os demonstra é rotulado, o que progressivamente dificulta a interação social. É aqui que redes sociais de enorme popularidade mostram uma face cruel, desempenhando um papel de validação da vida perfeita e criando um ambiente em que tudo deve ser mostrado em seu melhor ângulo. Fora dos holofotes da internet, porém, os transtornos mentais mostram-se mais presentes do que se imagina. 
Disponível em: http://www.abrata.org.br. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado).

RESPOSTA (SUGESTÃO)
O texto de apoio apresenta o conceito de um dos termos de maior importância para a frase-tema: estigma. É sobre esse preconceito/estereótipo, instaurado sobre as doenças mentais, que será preciso argumentar. Assim, é visto um panorama histórico da relação de estigma, bem como também um mapeamento da atualidade, com um certo tom de crítica. O texto aborda a padronização social, as dificuldades das interações e um grande fator para o crescimento do problema: as redes sociais, fator que também pode ser utilizado como tese.

4 comments:

Search This Blog