Questão de Português - Leia o texto e observe a obra a seguir. Metaesquema |

4 - Leia o texto e observe a obra a seguir. Metaesquema | 

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.


Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema |, reproduzidos acima, verifica-se que 
a) a obra confirma a visão do texto quanto à ideia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador. 
b) a falta de exatidão no espaçamento entre as figuras (retângulos) mostra a falta de rigor da técnica empregada, dando à obra um estilo apenas decorativo. 
c) Metaesquema | é uma obra criada pelo artista para alegrar o dia a dia, ou seja, é de caráter utilitário. 
d) a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo de forma concreta. 
e) a visão da representação das figuras geométricas é rígida, propondo uma arte figurativa.

RESPOSTA:
Letra A.

1 comment:

Search This Blog