Questão PET - Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito

2 - Analise o texto abaixo e classifique os modalizadores destacados usando o seguinte código sobre o efeito de sentido pretendido pelo autor: 
A (Asseverativos); D (Dubitáveis); DEL (Delimitadores); DEO (Deontológicos); AFE (Afetivos) 

Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas. O veto à existência de “vagões rosa” cerceia ( ) o direito das mulheres, as principais interessadas, de poder escolher ( ) como preferem se mover pela cidade, se em vagões exclusivos ou mistos. Portanto, nada mais ultrajante que, logo após um dia exaustivo e tenso, entrar num trem ou metrô e ficar exposta a homens de comportamento agressivo e predatório, que acreditam ( ), em sua maioria (59%), que “se as mulheres soubessem ( ) se comportar haveria menos estupros” – estima-se ( ) que o número de casos alcance mais de 500.000 por ano, sendo que nem 10% deste total chegam a ser comunicados oficialmente.

RESPOSTA
Coloque a classificação nos parênteses ao lado das palavras destacadas. 
O veto à existência de “vagões rosa” cerceia ( A ) o direito das mulheres, as principais interessadas, de poder escolher ( DO ) como preferem se mover pela cidade, se em vagões exclusivos ou mistos. Portanto, nada mais ultrajante que, logo após um dia exaustivo e tenso, entrar num trem ou metrô e ficar exposta a homens de comportamento agressivo e predatório, que acreditam ( D ), em sua maioria (59%), que “se as mulheres soubessem ( D ) se comportar haveria menos estupros” – estima-se ( D ) que o número de casos alcance mais de 500.000 por ano, sendo que nem 10% deste total chegam a ser comunicados oficialmente.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog