Questão PET - Observe as formas verbais presentes no relato de viagem em análise.

2 – Observe as formas verbais presentes no relato de viagem em análise. 
a) No texto, a maior parte dos verbos está empregada na primeira pessoa do singular. Levante hipóteses, por que isso acontece? 
b) As ações e os fatos apresentados no relato lido localizam, majoritariamente, em qual momento do tempo? Justifique sua resposta com base em exemplos do texto. 
c) Releia o fragmento a seguir: “Fiquei desconfortável muitas vezes, mas não quando era chamada de irmã, ou quando alguém perguntava em francês de qual país do continente africano eu era”. Por que as formas verbais foram empregadas ora no pretérito perfeito ora pretérito imperfeito do indicativo?

RESPOSTA:
A) Isso ocorre porque o relato de viagem é narrado em primeira pessoa, ou seja, é a própria pessoa que vivenciou os fatos que está contando o que aconteceu. Tudo é narrado a partir da perspectiva desse que pode ser chamado de narrador-personagem.

B) Os fatos localizam-se no passado como podemos observar através dos verbos no pretérito presentes ao longo de todo o texto, com nos em trechos: "Conheci pessoas que me ajudaram e dificultaram esse rolezão e aprendi com todas." e "Andei de ônibus, trem, boeing. (...) e até descalça quando meu chinelo quebrou indo a pé de Popeye Village para Mellieha em Malta." 

C) O pretérito perfeito (fiquei) foi usado para marcar um acontecimento que se sucedeu e teve fim no passado, não se prologando. Já o pretérito imperfeito aparece quando a intenção é relatar ratos que se sucederam no passado de forma repetida, constante, (perguntava) ou para expressar uma condição permanente (era) .

2 comments:

Search This Blog