Questão PET - A respeito da modalização, é incorreto afirmar que:

5 – A respeito da modalização, é incorreto afirmar que: 
a) Alguns gêneros, como o relato de viagem, as cartas pessoais, a poesia lírica, os depoimentos e os testemunhos, os relatos de memória, os textos memorialistas, entre muitos outros, têm como características a objetividade e a projeção neutra do enunciador. 
b) Os textos em que não se podem detectar claramente as marcas do enunciador são considerados objetivos, isto é, apresentam maior grau de objetividade. 
c) A modalização pode ser compreendida como uma forma de o enunciador expressar sua atitude em relação ao que ele mesmo enuncia. 
d) O enunciador pode ter uma atitude muito variada: ele pode tentar se distanciar ou se aproximar do que diz, intervir na validade de uma asserção, colocá-la em dúvida, exprimir seu contentamento ou descontentamento com o que diz e até mesmo avaliar a própria maneira de dizer. 
e) Nos textos em geral, orais ou escritos, ao empregar palavras (ou outros recursos, como gestos, imagens etc.) o enunciador mobiliza um recurso de linguagem para expressar sua atitude em relação ao que diz ou ao que é expresso.

RESPOSTA:
Letra A.

1 comment:

Search This Blog