Questão de Português - Escreva um texto opinativo em que você discuta as consequências

1 - Escreva um texto opinativo em que você discuta as consequências da violência urbana no Brasil. Os textos abaixo são para motivar a sua escrita. Atente-se para a coesão e para a coerência do seu texto e escreva-o na modalidade formal da língua portuguesa.





Texto II 
A violência urbana tornou-se um problema social grave em todo o país a partir dos anos 1990. Nessa época, a falta de planejamento urbano e o tráfico de drogas fizeram eclodir “guerras” nas periferias das cidades. Segundo o Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari, o número de assassinatos no país passou de 13.910 em 1980 para 49.932 em 2010, correspondendo a um aumento de 259% ou o equivalente ao crescimento de 4,4% ao ano. O número é superior a países em conflitos, como Iraque e Afeganistão, e comparado a nações africanas e caribenhas com governos e instituições jurídicas precárias. Na América do Sul, somente Venezuela (45,1) e a Colômbia (33,4) possuem taxas maiores. Entre as principais causas da violência estão fatores sociais (pobreza, falta de educação e moradia), despreparo das polícias, lentidão na Justiça e superlotação de presídios. 
FONTE: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-urbana-homicidios-no-brasil-superamnumerosde-paises-em-guerra.htm#Direto%20ao%20ponto

RESPOSTA (sugestão: texto de Rita Vasconcelos):
Consequências da violência urbana 
O cinema brasileiro conta com uma grande diversidade de obras, porém é também conhecido por abordar com recorrência histórias que envolvem violência. como é o caso dos famosos filmes Tropa de Elite, Carandiru, e Cidade de Deus. Isso não poderia ser diferente. se considerarmos que a violência urbana é um fator muito presente na vida dos brasileiros, tendo crescido ainda mais a partir da década de 1990, sendo assim é a natural que essa realidade seja retratada na ficção. Esse problema social traz graves consequências tanto para o indivíduo que a vivencia. quanto para a sociedade como um todo. Dessa forma medidas precisam ser tomadas para combater as causas e, consequentemente, aplacar os efeitos desse mal que assola o Brasil. 

A primeira consequência danosa é para o indivíduo que vivencia uma situação de violência, como 'um assalto, furto, golpe de estelionato, violência sexual, violência doméstica, violência policial. etc., pois. além de possíveis danos físicos, é comum. nesses casos, segundo especialistas da área de psicologia e psiquiatria, o desenvolvimento de Transtorno de Estresse Pós Traumático, que pode levar a pessoa a quadros associados a transtornos de humor, ansiedade e pânico. Tais fatores comprometem a qualidade de vida do cidadão vitima de violência. além de provocarem impactos na saúde pública, uma vez que mais pessoas procurarão atendimento médico para tratar possíveis problemas físicos e/ou psicológicos decorrentes da violência sofrida.

Além disso, outra consequências da violência urbana é o atraso no crescimento econômico das regiões, pois o medo e a sensação de insegurança mudam o comportamento dos indivíduos, com isso a persistência dos altos índices de violência pode levar a grandes perdas econômicas, frutos da desvalorização de imóveis. dos prejuízos na produção e comércio de produtos e da perda de confiança no ambiente econômico das regiões afetadas.

Portanto, medidas devem ser tomadas para que as consequências da violência urbana no Brasil sejam mitigadas. O Governo Federal, através dos Ministérios, deve elaborar pesquisas estatísticas que. primeiramente, identifiquem os tipos e causas de violência nas diferentes regiões do país, para, a partir desses dados, desenvolver projetos focados em solucionar os problemas identificados. Dessa forma, os índices de violência diminuirão, uma vez que os projetos sociais trarão mais melhorias no que se refere às condições de vida, ao acesso a serviços públicos, à educação de qualidade, à cultura e a oportunidades de emprego e renda, de modo que as pressões de um vida cheia de adversidades, como retrata o cinema, deixarão de ser fator multiplicador da violência.

1 comment:

Search This Blog