Questão de Português - Releia um trecho da música “Eu nasci há dez mil anos atrás”, escrita por Raul Seixas e Paulo Coelho,

2 - Releia um trecho da música “Eu nasci há dez mil anos atrás”, escrita por Raul Seixas e Paulo Coelho, e responda o que se pede. 

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares 
Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares 
Eu vi zumbi fugir com os negros pra floresta 
Pro quilombo dos palmares Eu vi! 

O trecho é marcado pela alusão, um tipo de intertextualidade. Identifique a que são feitas as referências descritas pelas alusões no trecho.

RESPOSTA:
  • Arca de Noé: Alusão ao dilúvio das narrativas bíblicas. 
  • Salomão/Salmo: Alusão ao personagem bíblico, rei de Israel que teria escrito os Salmos apócrifos. 
  • Zumbi/Quilombo de Palmares: Alusão ao líder quilombola que liderou a fuga de negros escravizados para o Quilombo em Pernambuco. 

No comments:

Post a Comment

Search This Blog