Questão de Literatura - ACAFE 2022 - Assinale a alternativa que tem relação com o livro Os Milagres do Cão Jerônimo, de Péricles Prade

ACAFE 2022 - Assinale a alternativa que tem relação com o livro Os Milagres do Cão Jerônimo, de Péricles Prade. 
A) O concretismo se afasta do local e valoriza o caráter universal, de maneira que as obras desse estilo se opõem ao que é intuitivo ou sentimental, e buscam se amparar na técnica e nos elementos formais. 
B) O gênero intimista na literatura percorre a esfera íntima das personagens, desvelando suas experiências traumáticas, os conflitos instaurados na psique, as questões espirituais, morais e metafísicas. Normalmente essas figuras fictícias são atormentadas, oprimidas pela sociedade e suas convenções, vivem reclusas, não interagem com as outras pessoas ou, se o fazem, é de uma forma restrita.
C) O fantástico contenta-se em fabricar hipóteses falsas (o seu “possível” é improvável), em desenhar a arbitrariedade da razão, em sacudir as convenções culturais, mas sem oferecer ao leitor, nada além da incerteza. A falácia das probabilidades externas e inadequadas, as explicações impossíveis – tanto no âmbito do mítico – se constroem sobre o artifício lúdico do verossímil textual, cujo projeto é evitar toda asserção, todo significado fixo. O fantástico “faz da falsidade o seu próprio objeto [...]” (CHIAMPI, 1980, p. 56). 
D.) A literatura simbolista pode ser caracterizada como uma arte profundamente marcada pelo pessimismo em relação à existência e pela desilusão. Utilizando uma linguagem fluida, imprecisa, os autores desse movimento não buscavam retratar o mundo, mas apenas sugeri-lo a partir de suas visões subjetivas.

RESPOSTA:
Letra C.

1 comment:

Search This Blog