Questão de Literatura - ACAFE 2022 - Sobre as obras indicadas para o Concurso Vestibular de Medicina

ACAFE 2022 -  Sobre as obras indicadas para o Concurso Vestibular de Medicina Acafe – Verão 2022, é CORRETO o que se afirma em: 
A) O romance Os Milagres do Cão Jerônimo, de Péricles Prade, é marcado pelo fluxo de consciência (característica de uma história que não se apresenta num enredo, mas sim por meio dos pensamentos e divagações da própria personagem) e discorre sobre a existencialidade. 
B) Em 1994, a Rede Globo levou ao ar a novela Fera Ferida, tomando por base do roteiro o romance Cemitério dos Vivos, de Lima Barreto, obra na qual o autor traça um rico painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século XIX para o século XX. 
C) No romance inacabado Cemitério dos Vivos, destacam-se as personagens Ismênia, que, tendo sido educada para o casamento, enlouquece quando foi abandonada pelo noivo; Olga, sobrinha do protagonista, que difere da maioria das mulheres por ser mais independente; e o violinista e cantor de modinhas Ricardo Coração-dos-Outros. 
D) Em uma das crônicas do livro De Amor e Amizade, de Clarice Lispector, consta: “O próprio filho do quati, recalcado, e não compreendendo nada da vida, embora nunca esquecesse a imagem do pai bemamado, passou a sonhar ser cachorro”.

RESPOSTA:
Letra D.

Em uma das crônicas do livro De Amor e Amizade, de Clarice Lispector, consta: “O próprio filho do quati, recalcado, e não compreendendo nada da vida, embora nunca esquecesse a imagem do pai bem-amado, passou a sonhar ser cachorro”. A citação faz parte da crônica Amor, quati, cão, feminino e masculino. O roteiro da novela Fera Ferida toma por base outras obras de Lima Barreto, tais como o conto Nova Califórnia e os romances Recordações do Escritor Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos. As informações atribuídas ao romance Cemitério dos Vivos referem-se, de fato, ao romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. A afirmação “marcado pelo fluxo de consciência (característica de uma história que não se apresenta num enredo, mas sim por meio dos pensamentos e divagações da própria personagem) e discorre sobre a existencialidade”, diferentemente do que se afirma na questão, diz respeito ao romance A Paixão Segundo G. H., de Clarice Lispector.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog