Questão de Português - Em um causo, o contador (narrador) pode fazer parte da história

2 - Em um causo, o contador (narrador) pode fazer parte da história, ao ser um personagem, ter contato direto com a história ou os personagens, ou ainda, ser um narrador-observador, apenas contando os acontecimentos. Leia os trechos a seguir e responda:

Os do Alegrete dizem que o causo se deu em Itaqui, os de Itaqui dizem que foi no Alegrete, outros juram que só poderia ter acontecido em Uruguaiana. Eu não afirmo nada: sou neutro. 

A história foi assim como já lhes conto, metade pelo que ouvi dizer, metade pelo que inventei, e a outra metade que sucedeu às deveras. 

O piazinho deu meia-volta e largou numa disparada louca rumo da cidade, com os olhos do tamanho de um pires e os dentes brilhando [...]

a) Qual é a participação do narrador (contador) na história?
b) Pela participação do contador, o foco narrativo apresenta-se em primeira, terceira pessoa ou em ambas? Por que o foco narrativo (ponto de vista de quem narra) é construído dessa forma no texto? 
c) Como o contador divide a história? 
d) Que efeitos de sentido essa divisão pode provocar em que lê ou ouve? 

RESPOSTA:
a) Ele participa da contação da história falando a sua própria opinião a respeito.
b) Se apresenta em primeira e terceira pessoa, está dessa forma pois o narrador está contando seu ponto de vista pessoal sobre uma história a qual ele não participou.
c) Ele divide em fatos que outras pessoas disseram, no que ele mesmo diz e no que realmente aconteceu.
d) Provoca o sentido de uma história dentro de outra, e que não se sabe qual parte é verdade ou mentira.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog