Questão de Português - Leia os trechos a seguir, observando as características do narrador e coloque

1 - Leia os trechos a seguir, observando as características do narrador e coloque (1) para narradorpersonagem e (2) para narrador-observador. 
a) ( ) “Que abismo que há entre o espírito e o coração! O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanhavam, arregalados? Ele, coração, vai dizendo que, uma vez que mana Piedade tinha de morrer, foi bom que não casasse; podia vir um filho ou uma filha... - bonita canoa! - Antes assim! - Como obedece bem aos remos do homem! - O certo é que estão no céu!” (Quincas Borba, Machado de Assis) 
b) ( ) “Os botes são içados e, desfraldando todas as velas, o Pequold se lança no encalço da baleia-branca. A caça leva o dia inteiro, Ahab inspeciona a ponte sem parar, interrogando os vigias. A noite cai sem que a reencontremos. Ahab diminui a velocidade e fica ali, de pé, o chapéu sobre os olhos, aguardando o raiar do dia.” Herman Melvile. Moby Dick. Adaptação de Fouca Dabli. 
c) ( ) “Tistu adorava todos esses cavalos. De noite, sonhava que estava dormindo com eles na palha dourada da cavalariça. Durante o dia, ia a todo momento visitá-los.” [O menino do dedo verde] 
d) ( ) “Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras…. Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus? ” LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003.

RESPOSTA:
a) ( 2)
b) (2 )
c) ( 2)
d) (1 )

No comments:

Post a Comment

Search This Blog