Questão de Português - ENEM 2020 - Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...

ENEM 2020 - Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos... 
Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade. 
BENEDICTO. M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos: a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado). 
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para 
a) organização de eventos de competições esportivas. 
b) agendamento de viagens para eventos de esporte amador. 
c) mapeamento dos interesses dos praticantes acerca dos esportes. 
d) identificação da escassez de espaços para a vivência dos esportes. 
e) formação de grupos em comunidades virtuais para a prática esportiva.

RESPOSTA:
Letra E.

No texto, fala-se de um aplicativo que torna a organização de partidas mais fácil para jogadores e entusiastas do futebol, ao promover uma conexão entre os interessados. Com essa ferramenta tecnológica, pode-se fazer uma “gestão do grupo” que combinou um jogo (acrescentando participantes e providenciando espaços, por exemplo) ou, então, encontrar uma partida que esteja ocorrendo perto do local onde o usuário se encontra. Assim, o aplicativo reforça os laços entre os jogadores, formando no ambiente virtual uma comunidade de aficionados pelo futebol.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog