Questão de Português - ENEM 2020 - TEXTO I

ENEM 2020 - 
TEXTO I

TEXTO II
O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz. 
Disponível em: http://damienhirsti.com:Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado). 
A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a) a) recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.
b) frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos. 
c) economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado. 
d) influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990. 
e) interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.

RESPOSTA:
Letra B.

O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs) utiliza em suas obras materiais pouco comuns nas artes plásticas, como o bezerro destacado no Texto I. Tais composições provocam um debate em torno da obra de arte, uma vez que o uso desses elementos vai contra o “establishment” do mundo das artes, além de provocar a surpresa do público que, em geral, não espera encontrar “esterco de elefantes, sangue e legumes” em uma galeria de arte.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog