Questão de Português - ENEM 2020 - Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York.

ENEM 2020 - Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências. 
SANTANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI. I. (Org.). Os cem melhores contos. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001. 
As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois 
a) expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador. 
b) disfarçam a falta de densidade das angústias existenciais narradas. 
c) ironizam a valorização da cultura norte-americana pelos brasileiros. 
d) explicitam a ganância financeira do capitalismo contemporâneo. 
e) criticam os estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.

RESPOSTA:
Letra A.

O texto expõe a futilidade de seu narrador que se entende como alguém superior por conta de seu poder aquisitivo. Essa futilidade fica nítida pela repetição de frases parecidas e curtas que não possuem qualquer criticidade para serem mais elaboradas.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog