Questão de Português - ENEM 2020 - LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado

ENEM 2020 - LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente. 
GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, n. 2, abr.-jun. 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo a) contato corporal intenso entre o aluno e seu oponente. 
b) contenda entre os alunos que se agridem fisicamente. 
c) confronto corporal em que os vencedores são previa - mente identificados. 
d) combate corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes. 
e) conflito resolvido pelos alunos por meio de regras previamente estabelecidas.

RESPOSTA:
Letra D.

No texto, as características das lutas apresentadas tornam a prática corporal uma das mais questionáveis nas aulas de educação física. Confusão entre lutas e brigas e ação contra o corpo do adversário são duas das questões mais presentes nas discussões sobre esse objeto de conhecimento. A alternativa D, portanto, apresenta a estratégia mais adequada para se desenvolverem APRENDIZAGENS sobre as lutas.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog