Questão de Português - ENEM 2020 - Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George

ENEM 2020 - Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2 000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme. O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antece dentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta “detido?” logo após a palavra procurada. 
Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado). 
O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a) 
a) agilidade dos softwares. 
b) passar dos anos. 
c) linguagem. 
d) preconceito. 
e) educação

RESPOSTA:
Letra D.

O texto revela que as tecnologias de informação reproduzem o padrão encontrado em sociedade, portanto, ao replicá-lo, a tecnologia desnuda o preconceito social, tal como encontrado no modo de seleção da faculdade britânica e na associação entre nomes de negros nos EUA com a oferta de checagem de antecedentes criminais.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog