Questão de Português - ENEM 2020 - Seu delegado Eu sou viúvo e tenho um filho homem

ENEM 2020 - Seu delegado

Eu sou viúvo e tenho um filho homem
Arrumei uma viúva e fui me casar
A minha sogra era muito teimosa
Com o meu filho foi se matrimoniar
Desse matrimônio nasceu um garoto
Desde esse dia que eu ando é louco
Esse garoto é filho do meu filho
E o filho da minha sogra é irmão da minha muher
Ele é meu neto e eu sou cunhado dele
A minha nora é minha sogra
Meu filho meu sogro é
Nesse confusão já nem sei quem sou
Acaba esse garoto sendo meu avô.
TRIO FORROZÃO. Agitando a rapaziada. Rio de Janeiro. Natasha Records. 2009.

Nessa letra da canção, a suposição do último verso sinaliza a intenção do autor de 
a) ironizar as relações familiares modernas. 
b) reforçar o humor da situação representada. 
c) expressar perplexidade em relação ao parente. 
d) atribuir à criança a causa da dúvida existencial. 
e) questionar os lugares predeterminados da família.

RESPOSTA:
Letra B.

Após apresentar as novas configurações entre um grupo de familiares, o penúltimo verso mostra a confusão do eu lírico, que "já nem sabe mais quem é”. No último verso, a suposição reforça o humor da situação representada, pois, diante da confusão, o eu lírico chega a supor que o garoto, que ao mesmo tempo é seu neto e cunhado, possa assumir outro parentesco, sendo seu avô.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog