Questão de Português - ENEM 2020 - Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti, compôs em 2017 a música Bum bum tam tam

ENEM 2020 - Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti, compôs em 2017 a música Bum bum tam tam, que gerou, em nove meses, 480 milhões de visualizações no YouTube. É o funk brasileiro mais ouvido na história do site. A partir de uma gravação da flauta que achou na internet, MC Fioti fez tudo sozinho: compôs, cantou e produziu em uma noite só. “Comecei a pesquisar alguns tipos de flauta, coisas antigas. E nisso eu achei a ‘flautinha do Sebastian Bach’”, conta. A descoberta foi por acaso: Fioti não sabia quem era o músico alemão e não sabe tocar o instrumento. A “flauta envolvente” da música é um trecho da Partita em Lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723. Disponível em: https://gl.globo.com. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado). A incorporação de um trecho da obra para flauta solo de Johann Sebastian Bach na música de MC Fioti demonstra a 
a) influência permanente da cultura eurocêntrica nas produções musicais brasileiras. 
b) homenagem aos referenciais estéticos que deram origem às produções da música popular. 
c) necessidade de divulgar a música de concerto nos meios populares nas periferias das grandes cidades. d) utilização desintencional de uma música excessiva - mente distante da realidade cultural dos jovens brasileiros. 
e) inter-relação de elementos culturais vindos de realidades distintas na construção de uma nova proposta musical.

RESPOSTA:
Letra E.

MC Fioti, ao utilizar em sua composição um trecho de uma música do compositor do barroco alemão Johann Sebastian Bach (séc. XVII), exemplifica a possibilidade de elementos culturais advindos de realidades diversas se conjugarem. No caso do funkeiro brasileiro, sua música refere-se a uma realidade popular e brasileira; a música de Bach, por sua vez, remete a uma realidade europeia, marcada pela erudição. A pesquisa de MC Fioti permitiu o encontro entre esses dois universos tão distantes.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog