ENEM 2020 - Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.
FINCO, M. D.: REATEGUI. E. B.; ZARO, M.A. Laboratório de exorgames: um espaço complementar para as aulas de educação física. Movimento. n. 3, 2015 (adaptado).
Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)
a) exercitação física, promovendo a saúde.
b) vivência de exercícios físicos sistemáticos.
c) envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.
d) jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.
e) disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.
RESPOSTA:
Letra A.
O texto faz referência à possibilidade de os exergames estimularem um estilo de vida mais ativo, por meio da realização de exercícios físicos que contribuiriam para a melhora da saúde dos praticantes.
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