Questão de Português - ENEM 2020 - Caminhando contra o vento,

ENEM 2020 - Caminhando contra o vento,
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bombas e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso. São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).
É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são 
a) descritivo e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa, argumentando contra a violência urbana. 
b) dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista sobre as notícias relativas à cidade. 
c) expositivo e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e interage com a mulher amada. 
d) narrativo e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a descreve. 
e) narrativo e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da cidade contando sobre sua própria experiência.

RESPOSTA:
Letra D.

O texto narrativo é marcado por apresentar uma sequência de ações desenvolvidas pelas personagens para atingirem algum resultado, normalmente, a resolução de um conflito; o descritivo, uma sequência de caracterização de algo ou de alguém para não apenas criar uma imagem visual, mas também para indicar algum ponto de vista. No texto, enquanto o eu lírico está “Caminhando contra o vento”, apresenta algumas características que lhe chamam a atenção, como no trecho “Sem lenço e sem documento”, entre outras. Todas as estrofes são encerradas com a confirmação de que a ação de caminhar e de observar continuam. No contexto político em que foi produzido, o autor nos sugere o efeito positivo de ser livre para analisar a realidade que se lhe apresenta.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog