Questão de Português - ENEM 2021 - Devagar, devagarinho

Devagar, devagarinho 
Desacelerar é preciso. Acelerar não é preciso. Afobados e voltados para o próprio umbigo, operamos, automatizados, falas robóticas e silêncios glaciais. Ilustra bem esse estado de espírito a música Sinal fechado (1969), de Paulinho da Viola. Trata-se da história de dois sujeitos que se encontram inesperadamente em um sinal de trânsito. A conversa entre ambos, porém, se deu rápida e rasteira. Logo, os personagens se despedem, com a promessa de se verem em outra oportunidade. Percebese um registro de comunicação vazia e superficial, cuja tônica foi o contato ligeiro e superficial construído pelos interlocutores: “Olá, como vai? / Eu vou indo, e você, tudo bem? / Tudo bem, eu vou indo correndo, / pegar meu lugar no futuro. E você? / Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono / tranquilo, quem sabe? / Quanto tempo... / Pois é, quanto tempo... / Me perdoe a pressa / é a alma dos nossos negócios... / Oh! Não tem de quê. / Eu também só ando a cem”. 
O culto à velocidade, no contexto apresentado, se coloca como fruto de um imediatismo processual que celebra o alcance dos fins sem dimensionar a qualidade dos meios necessários para atingir determinado propósito. Tal conjuntura favorece a lei do menor esforço — a comodidade — e prejudica a lei do maior esforço — a dignidade. 
Como modelo alternativo à cultura fast, temos o movimento slow life, cujo propósito, resumidamente, é conscientizar as pessoas de que a pressa é inimiga da perfeição e do prazer, buscando assim reeducar seus sentidos para desfrutar melhor os sabores da vida. SILVA, M. F. L. Boletim UFMG, n. 1 749, set. 2011 (adaptado). 

Nesse artigo de opinião, a apresentação da letra da canção Sinal fechado é uma estratégia argumentativa que visa sensibilizar o leitor porque 
a) adverte sobre os riscos que o ritmo acelerado da vida oferece. 
b) exemplifica o fato criticado no texto com uma situação concreta. 
c) contrapõe situações de aceleração e de serenidade na vida das pessoas. 
d) questiona o clichê sobre a rapidez e a aceleração da vida moderna. 
e) apresenta soluções para a cultura da correria que as pessoas vivenciam hoje.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto “Devagar, devagarinho” argumenta sobre o modo como a cultura do fast está presente em nossa sociedade. Para ilustrar esse posicionamento, é apresentado um diálogo entre dois sujeitos, presentes na canção “Sinal Fechado” de Paulinho da Viola, que conversam de maneira fortuita, entrecortada e rápida num farol de trânsito, ilustrativa dos argumentos do texto.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog