Questão de Português - ENEM 2021 - TEXTO I Correu à sala dos retratos

ENEM 2021 - TEXTO I 
Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. [...] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene. ASSIS, M. Um homem célebre. Disponível em: www.biblio.com.br. Acesso em: 2 jun. 2019. 

Texto II 
Um homem célebre expõe o suplício do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implaca velmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do Rio de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si, é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca. WISNIK. J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira, 2004 (adaptado). 

O conto de Machado de Assis faz uma referência velada ao maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No Texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da 
a) pouca complexidade musical das composições ajustadas ao gosto do grande público. 
b) prevalência de referências musicais africanas no imaginário da população brasileira. 
c) incipiente atribuição de prestígio social a músicas instrumentais feitas para a dança. 
d) tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira. 
e) importância atribuída à música clássica na sociedade brasileira do século XIX.

RESPOSTA:
Letra D.

A música popular, a polca, não era o ideal almejado por Pestana, mas a sua inspiração o levava a contragosto a compor esse tipo de música. Isso o angustia, pois ele preferia ser compositor clássico inferior a famoso e importante autor de maxixe, música sem prestígio intelectual, mas preferida pelo povo.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog