Questão de Português - ENEM 2021 - Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora

ENEM 2021 - Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante — em termos cósmicos — da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT, ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros; se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse. 
Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br. Acesso em: 23 abr. 2010. 

Qual estratégia caracteriza o texto como uma notícia alarmante? 
a) A descrição da velocidade do asteroide. 
b) A recorrência de formulações hipotéticas. 
c) A referência à opinião dos astrônomos. 
d) A utilização da locução adverbial “no mínimo”. 
e) A comparação com a distância da Lua à Terra.

RESPOSTA:
Letra B.

O cenário assustador, caso o asteroide colidisse com a Terra, aparece nas orações iniciadas pela conjunção subordinativa “se”: “se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT”; “se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo”; “se desabasse no oceano, provocaria maremotos”. Observar também o uso do pretérito imperfeito do subjuntivo e do futuro do pretérito do indicativo, que corroboram o caráter hipotético.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog