Questão PET - Analise as frases-temas seguintes, que foram de provas anteriores do ENEM.

1 – Analise as frases-temas seguintes, que foram de provas anteriores do ENEM. Você deve identificar o assunto central de cada uma delas e justificar por que acha que o tal trecho é o assunto central. 
2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. 
2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. 
2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil. 
2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. 
2012 - Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI.

RESPOSTA (SUGESTÃO)
2018 - O tema abordado pela redação do ENEM 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Assim, o candidato deveria estar preparado para escrever sobre tecnologias e suas implicações na sociedade.

2017 - A prova de Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 trouxe como tema a necessidade de se pensar sobre a inclusão de surdos no sistema educacional brasileiro. Um tema relevante para todos aqueles que pensam coletivamente, para todos os que pensam no bem-estar de todos, uma das “exigências implícitas”, corriqueiramente presentes, nos assuntos redacionais abordados por essa avaliação.

2014 - A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 teve como tema "Publicidade infantil em questão no Brasil". Foi um tema que entrou no assunto mais amplo, da comunicação e os limites da comunicação. Envolve a discussão sobre liberdade de expressão, de um lado, e proteção às crianças, de outro.

2013 - A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. O candidato deveria questionar até que ponto a Lei Seca reduziu consideravelmente os índices de acidente, ao que parece ela não conseguiu os êxitos que se esperava

2012 - A proposta de redação do Enem 2012 teve como tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Os textos de apoio falavam sobre a imigração de haitianos para o Acre e sobre a influência dos imigrantes nos costumes nacionais.

1 comment:

Search This Blog