Questão PET - Leia o Texto Motivador I da proposta de redação da 2ª aplicação do ENEM 2019,

2 – Leia o Texto Motivador I da proposta de redação da 2ª aplicação do ENEM 2019, cujo tema foi “combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”. Depois, anote os conhecimentos de mundo que você usaria caso fosse escrever uma redação com este tema. 

Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra. 
Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado). Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/ppl/2019/provas/BAIXA_PPL_1_DIA_CADERNO_2_AMARELO. pdf . Acesso em: 14 de maio de 2021.

RESPOSTA (SUGESTÃO)
– A “nomofobia”, ou dependência tecnológica; 
– Os riscos à saúde da criança; 
– A emersão da era digital e a presença da rede em quase todas as atividades humanas; 
– A necessidade de socialização das crianças; 
– O crescente sedentarismo entre crianças que se divertem apenas com aparatos digitais; 
– O papel dos pais no cuidado dos filhos e na promoção de atividades prazerosas; 
– O papel das escolas e creches na educação para o uso de tecnologias.

2 comments:

Search This Blog