Questão de Português - ENEM 2020 - Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você

ENEM 2020 - Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você 
Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: “Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!”.
Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter... tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!
Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind? Eu consigo um precinho bacana para você...
CARVALHO, I. C. Disponível em: https//medium.com. Acesso em: 17 ago. 2017 (adaptado). 
De acordo com o texto, é possível identificar o “empreendedor de palco” por 
a) livros por ele indicados. 
b) suas habilidades em língua inglesa.
c) experiências por ele compartilhadas.
d) padrões de linguagem por ele utilizados. 
e) preços acessíveis de seus treinamentos.

RESPOSTA:
Letra D.

Logo no primeiro parágrafo do texto, o autor explicita uma transformação nos conselhos para se administrar uma empresa: antes, havia livros de leitura difícil, por ser extensa e altamente especializada (“enormes”, com “fórmulas, equações e cálculos”); agora, há uma mudança, bastante visível na nova forma de se comunicar (“hoje eles dizem”). Os dois parágrafos seguintes consistem numa série de exemplos de expressões típicas do “empreendedor de palco”, que usa e abusa de termos estrangeiros (“mindset”, “networking”, “deadline”), de imperativos (“Não pare!”, “Tome, leia”, “Faça”) e de frases motivacionais (“Acredite, você irá vencer!”, “você está a um único centímetro da vitória”). Essa repetição cria um padrão linguístico que caracteriza o “empreendedor de palco” – é o seu jargão, seu jeito de falar, o que permite distingui-lo de outros profissionais.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog