Questão de Português - ENEM 2020 - Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro

ENEM 2020 - Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorroquente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo. 
Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo. 
Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é — província, cárcere, lar—, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo. 
TREVISAN. D. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro: Record. 1992. A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. 
No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar 
a) destituído de afetividade, que ironiza os costumes e as tradições da sociedade curitibana. 
b) marcado pela negatividade, que busca desconstruir perspectivas habituais de representação da cidade. 
c) carregado de melancolia, que constata a falta de identidade cultural diante dos impactos da urbanização. d) embevecido pela simplicidade do cenário, indiferente à descrição de elementos de reconhecido valor histórico. 
e) distanciado dos elementos narrados, que recorre ao ponto de vista do viajante como expressão de estranhamento.

RESPOSTA:
Letra B.

Dalton Trevisan rejeita as perspectivas com que atualmente se enaltece a cidade de Curitiba, consi - dera-as artificiais, “para inglês ver”. Prefere aquela cidade mais provinciana, simples. A alternativa dada como correta pelo ENEM aponta a negatividade do olhar do cronista, mas, então, deve ter desconsiderado o final do texto, em que Dalton Trevisan mostra o encantamento e o amor por uma Curitiba, em que ele “viaja”, sem a ostentação que se arvora de moderna. 

No comments:

Post a Comment

Search This Blog